Na última quinzena de outubro, o Instituto SENAI/SC na Feira SIAL Paris 2022 foi o destaque! A Kátia Joana Verdi e a Andressa Casarin, participaram de uma das maiores feiras do setor de alimentos do mundo e, representaram em grande estilo.
O evento destacou as principais inovações e tendências que inspiram a indústria agroalimentar, orientadas para a saúde e sustentabilidade.
De 15 a 19 de outubro (5 dias) a SIAL Paris torna-se a fonte internacional de inspiração para a indústria alimentícia. Os participantes conhecem as tendências e inovações da indústria global de alimentos.
O evento cria tendências, oferece aos visitantes conteúdo especializado e atualizado sobre inovação e desenvolvimentos de mercado em todo o mundo. É um dos grandes eventos que encantam o público. Um lugar onde profissionais do segmento alimentício discutem invenção, transição, reinvenção e previsão.
Há mais de 50 anos, a SIAL Paris recebe um caldeirão de players do setor na capital francesa para compartilhar conhecimento e, criar as receitas do futuro. A primeira edição foi realizada durante a Semana Internacional da Alimentação, em 1964 , e reuniu especialistas e entusiastas de 26 países.
Hoje, a bienal atrai expositores e visitantes de mais de 200 países e é um evento emblemático no calendário alimentar mundial.
A pesquisadora Kátia Joana Verdi e a Andressa Casarin uma de nossas coordenadoras, representaram o Instituto SENAI/SC na feira SIAL Paris 2022 em grande estilo. Visando auxiliar no desenvolvimento das indústrias, a equipe do SENAI/SC, a partir do evento, pode traduzir as tendências em produtos, assim como identificar as necessidades técnicas para que os nossos clientes estejam preparados para os desafios.
Instituto SENAI/SC na feira SIAL Paris 2022 separou as principais inovações e tendências que estão inspirando a indústria agroalimentar, orientadas para a saúde e sustentabilidade. Abordagens mais naturais, desde a simplicidade e quantidade pequena de ingredientes nas formulações são preocupações de todos os fabricantes.
Entre os principais destaques, as bebidas funcionais com baixo ou sem álcool e as proteínas alternativas se consolidam e mostram que vieram para ficar. Por outro lado, derivados lácteos estão sendo repaginados e pensados para novas ocasiões de consumo.
“Percebi que produtos extraordinários podem ser incrivelmente simples, e que devemos voltar nosso olhar para isso de uma maneira que não fizemos ainda: não procurando substitutos naturais, como costuma ser o caminho, mas eliminando a necessidade de alguns ingredientes nos produtos.
Voltei da SIAL Paris inspirada e a todo momento eu lembrava que alguns dos nossos clientes precisavam conhecer aquilo. Meu papel agora será de comunicar sobre as tendências que vimos e como elas serão traduzidas no mercado brasileiro de alimentos.” Kátia Joana Verdi, pesquisadora.
Nos últimos dois anos 71% dos consumidores mudaram seu comportamento, principalmente para uma alimentação mais saudável. A indústria alimentícia está respondendo a isso diversificando mais em termos de qualidade do que de quantidade.
As marcas estão estimulando os consumidores a entenderem que as imperfeições estéticas dos produtos, não são defeitos. Um exemplo disso é o depósitos no fundo da embalagem que deve ser visto como uma garantia da autenticidade e naturalidade da bebida.
As embalagens foram um grande destaque, tanto em design quanto em tecnologia. Para os produtos “premiums” notamos verdadeiros pacotes de presente! Produtos como aceto balsâmico, águas perfumadas (para tomar, não para passar no corpo) poderiam ser confundidas tranquilamente com perfumes.
Lembrando que a embalagem do produto pode estar atrelado ao aumento de vida útil de até 30 dias durante o período de armazenamento.
[ Baixe o E-book gratuito e acesse as principais soluções para a vida útil dos seus produtos. ]
As mudanças no comportamento alimentar ainda são fortemente impulsionadas pelas pessoas priorizando a comida local (48%), prestando atenção aos ingredientes (37%) e respeitando o meio ambiente (36%), o que nos traz a perspectiva ESG à tona, corroborando com a fala dos especialistas convidados no nosso último iLink.
[ assista o vídeo do iLink Matriz ESG: Garantindo evidências para financiamentos verdes ]
SAÚDE
Os consumidores nunca estiveram tão preocupados com a saúde. Hoje, escolhem produtos e ingredientes cada vez mais naturais e até receitas e processos mais simples. Aumentar o consumo, a credibilidade e a segurança alimentar é a base.
ÉTICA
Um rótulo ou nome fantasia não é mais suficiente, as pessoas estão se interessando em saber de onde vem sua comida, como foi processada e transportada. Ética e responsabilidade são questões cada vez mais complexas, e o consumidor exigirá mais evidências claras e tangíveis de que passos genuínos foram tomados, mas sem aumento das contas de alimentos.
SATISFAÇÃO
A comida oferece um porto seguro e é vista como uma fonte de conforto e prazer para muitos. Enquanto isso, à medida que a sociedade se torna mais interessada em escolhas alimentares responsáveis, o apetite pela ética está crescendo. Com a crise econômica afetando os orçamentos, será difícil atender apenas uma minoria por questões de poder de compra. Mas as pessoas não vão se sentir culpadas. Pelo contrário, nunca estiveram tão determinadas.
DIGITAL
A transformação digital a seu serviço! A conexão entre alimentação e digital não é novidade, mas inovações
neste campo são abundantes. Com uma pitada de criatividade e diversão, mais uma generosa dose de serviços, e informações relevantes, abrimos novos caminhos para conteúdos, conselhos e dicas sobre comer melhor, com informações claras e abrangentes.
Segundo o site oficial do evento os resultados são extremamente positivos, a feira reuniu mais de 7.000 expositores de 127 países (90% do exterior) com números de entrada quase equivalentes aos de 2018: 265.000 profissionais e uma proporção ainda mais espetacular de visitantes do exterior (85%) incluindo 50% importadores/exportadores e 8.000 principais compradores que sozinhos representam uma carteira de compras de mais de 50 bilhões de euros.
A feira SIAL Paris 2022 chegou ao fim, mas no canal do youtube da SIAL, é possível acompanhar o registro completo do primeiro dia de evento. Além dos números é claro, o resultado de um evento tão expressivo é que o anseio dos consumidores para novas experiências com a comida, encontrou amparo na criatividade para explorar sabores inusitados e combinações.