O projeto barragem 4.0 é um sistema inteligente de monitoramento de barragens criado pelo Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, em parceria com a empresa Dona Francisca Energética. O projeto foi financiado e apoiado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).

Desafio

Identificar situações críticas a partir do monitoramento da estrutura física, geológica e hidráulica da barragem, bem como das condições externas como clima, nível do lago, temperatura e umidade do solo.

Solução proposta

Coleta e transmissão de dados de forma automática, minuto a minuto, com a utilização de sensores eletrônicos e captação de imagens feitas por drones, permitindo o monitoramento remoto e a visualização dos dados em nuvem.

Resultado

Maior segurança na previsão do comportamento da estrutura da barragem e na emissão automática de alertas climáticos estruturais. Dessa forma, a solução também fornece suporte na tomada de decisão, classificando as anomalias e contribuindo para adoção de medidas preventivas para evitar acidentes, proporcionando maior segurança para as pessoas que vivem às margens do Rio Jacuí.

A tecnologia permite acompanhar o grau de segurança e estabilidade da Barragem