A tecnologia BRAVO (Boia Remota de Avaliação de Ventos Offshore) é um sistema em desenvolvimento deverá ter a capacidade de medir velocidade e direção dos ventos, variáveis meteorológicas – como pressão atmosférica, temperatura do ar e umidade relativa – além de variáveis oceanográficas, como a intensidade das ondas e correntes marítimas. O trabalho foi iniciado em 2021 e terá duração total de dois anos. Os primeiros testes em ambiente marinho foram conduzidos com sucesso.

Desafio

A BRAVO tem por objetivo prospectar lugares para a geração de energia eólica em alto mar. Esta forma de produção de energia offshore ainda não foi implementada no Brasil. Mas a nossa extensa faixa marítima promete ser uma grande fonte para produzir essa energia renovável.

Solução proposta

O sistema de sensoriamento da boia capta os dados meteorológicos e oceanográficos de forma automatizada. Um algoritmo desenvolvido especialmente para o projeto permite corrigir as informações em função das variações provocadas pelas ondulações do mar. Ao mesmo tempo, os dados são transmitidos para um servidor em nuvem por meio de comunicação satelital, para serem posteriormente analisados. A boia também conta com autonomia energética, fornecida por módulos fotovoltaicos instalados e uma pequena turbina eólica.

O equipamento é uma Boia que capta remotamente dados sobre os ventos e os mares. Um sistema ligado a Boia também é capaz de computar os dados de forma automática.