A tecnologia Retrofit consiste em um kit de conversão com um conjunto de baterias que permite motores convencionais mudarem para a mobilidade elétrica, sustentável e com emissão zero. O processo já foi aplicado em modelos utilitários como o Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid. A proposta é oferecer uma solução inovadora de mobilidade sustentável com emissão zero e assegurar qualidade na conversão de veículos como equipamento original de fábrica, garantindo segurança, durabilidade e homologação.
Desafio
A conversão de carros convencionais para a mobilidade elétrica esbarra na adaptação de componentes, a dificuldade em fornecer o serviço de conversão e nos custos para escalar o processo em frotas inteiras de veículos.
Solução proposta
O desenvolvimento do Retrofit Elétrico permite a remoção do powertrain a combustão e a instalação do kit de conversão com um conjunto de baterias, que se aloja no compartimento de carga para evitar adaptação da estrutura.
Os testes desses estão previstos para ocorrer em vias públicas para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes locais dos veículos. Para isso, será realizada uma coleta de dados para entender melhor o uso e ajustar os parâmetros, caso necessário. A proposta é oferecer veículos elétricos acessíveis, destinados a profissionais com utilização urbana diária média de 100 quilômetros. Os utilitários serão disponibilizados a partir de abril para os clientes B2B selecionados.
A iniciativa visa à conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão elétrica, com tecnologia que pode estender-se para outros modelos