Desenvolvido pelo Instituto de Sistemas de Manufatura e de Processamento a Laser, em parceria com a GM América do Sul, com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o robô Snake foi criado para executar tarefas em locais de acessibilidade dificultada e espaços restritos.
Desafio
Reduzir os custos e aumentar a produtividade em atividades como pintura, montagem de sistemas complexos, soldagem e inspeção de máquinas e equipamentos da indústria aeronáutica, automotiva, petróleo e gás, entre outras.
Solução proposta
Resultado de uma tecnologia que imita os movimentos do braço humano e a agilidade de uma cobra, o robô é um projeto de biomimetismo, onde a engenharia busca na natureza soluções para problemas práticos. Nesse caso, a solução encontrada foi a cinemática de serpentes em transposição de obstáculos.
Resultado
O robô se caracteriza pela agilidade e flexibilidade nas suas operações. Desta forma, cada unidade pode substituir de dois a quatro robôs convencionais, tornando assim a produção mais econômica.
O biomimetismo do Robô Snake permite que ele imite o movimento de um braço humano, realizando tarefas na linha de montagem de indústrias automotivas