O Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, em parceria com a Visiona, desenvolveu o primeiro satélite projetado pela indústria nacional, o VCUB 1.
Desafio
Viabilizar a criação e o domínio de satélites totalmente nacionais, possibilitando ao país deter toda a cadeia de produção e de gerenciamento de satélites, sem depender de softwares de terceiros. O objetivo é trazer mais avanço e autonomia para a indústria aeroespacial brasileira.
Solução proposta
O projeto de tecnologia espacial é composto por sistemas satelitais para satélites de órbita baixa e foi desenvolvido para realizar o monitoramento remoto. A solução propõe uma integração completa do nanosatélite – desde o computador de bordo até a estação de controle e rastreio de satélites. Para isso, o VCUB 1 passou por testes ambientais do nanosatélite integrado, além de testes de validação do software de controle e altitude e do software de rádio.
Resultado
A câmera especial do VCUB 1 é capaz de gerar imagens de sensoriamento remoto com qualidade radiométrica e geométrica altamente confiáveis, o que é fundamental em práticas como agricultura de precisão, monitoramento de desmatamento, de enchentes e deslizamentos de encostas, ou ainda consolidação do Cadastro Ambiental Rural. A qualidade das imagens também permitirá ao poder público melhorar o planejamento e a realização de serviços urbanos, por exemplo.
Satélite VCUB1 foi desenvolvido para para monitoramento remoto