Para acompanhar essa velocidade, é preciso viver o hoje, com os olhos no amanhã. Acompanhe a Retrospectiva Institutos SENAI/SC 2022 com os destaques da atuação com busca nas soluções ágeis que o mercado espera da indústria.
Com o intuito de gerar e dividir conhecimento, 2022 começou com um Workshop no Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, para apresentar as competências dos nossos Institutos de inovação e Tecnologia, aderentes à rede nacional que está sendo forma da com a temática de biodiversidade.
Na abertura contamos com a palavra de José Eduardo Fiates, diretor de inovação da FIESC e Maurício Cappra Pauletti, Gerente Executivo de Inovação e Tecnologia.
O evento contou com a participação do SENAI Nacional e dos nossos parceiros: Fundação Certi, JBS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, BiomeHub Biotechnologies e Sapiens Parque, que também marcaram presença compartilhando experiências e grandes insights.
Voltado para o fomento de ideias inovadoras, o Habitat de Inovação em Joinville conecta empresas em um mesmo espaço físico.
O resultado é um espaço de parcerias estratégicas, trocas, suporte, investimentos e resolução de desafios.
O Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser submeteu e é coordenador do projeto “Desenvolvimento e Industrialização do Processo de Deposição Metálica a Laser em Altas Velocidades.” em parceria com IFSC e UFSC, fazendo parte da Rede de Pesquisa da União Europeia Cornet (Collective Research Networking).
A participação do Brasil na rede foi realizada por meio de cooperação com a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). O objetivo é trazer para o Brasil o conhecimento sobre o revestimento metálico a laser de altíssima velocidade (EHLA). A pesquisa sobre EHLA tem previsão de dois anos.
Participam do projeto, além do Instituto SENAI de Inovação em Processamento Laser, o Instituto Federal de Santa Catarina, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), a Universidade Federal de Santa Catarina, 13 médias e grandes empresas brasileiras, sete empresas europeias, o Instituto TIME e o Instituto Fraunhofer, os dois últimos da Alemanha. Todos esses parceiros trabalham integrados através de reuniões periódicas estabelecidas no edital Cornet. Leia mais.
A inovação é o caminho para o crescimento do Brasil e, nos dias 09 e 10 de março aconteceu em São Paulo o 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria maior evento de inovação do país.
O Robô Snake esteve em nosso estande no evento, ele foi desenvolvido pelo Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser, unidade credenciada à EMBRAPII, e em parceria com a montadora General Motors.
A ideia dele é atender a uma demanda global: a identificação de falhas na solda durante a fabricação de componentes.
Recebemos no Instituto SENAI de Alimentos e Bebidas (Chapecó), uma importante visita que marca o início de um relacionamento promissor. Trata-se do Sr. Lissandro Liesenfeld, Regional Engineering Center Manager na Nestlé Purina Latam.
A empresa está aportando mais de 2bi de investimentos em uma nova planta fabril, dedicada ao segmento pet food, para atendimento de mercado brasileiro e exportação.
A visita teve entendimentos iniciais para treinamento e desenvolvimento de pessoas, serviços laboratoriais, material de referência em laboratório de alimentos, desenvolvimento e inovação.
Participamos da INTERPLAST única feira do setor a reunir toda a cadeia de produção de artigos plásticos. Da matéria-prima ao produto pronto, passando pelo design, prototipagem, construção de moldes, máquinas de injeção, extrusão, sopro, corte e solda, impressão, termoformagem, reciclagem, periféricos, embalagens entre outros.
Mais uma super parceria entre SEBRAE/SC e SENAI/SC. Lançamos oficialmente o Programa Agiliza que tem como objetivo elevar a produtividade de micro e pequenas indústrias catarinenses. Apenas na primeira edição, atendemos 800 empresas em todo o estado de Santa Catarina. Assista abaixo o vídeo para conhecer a primeira edição:
Para tratar da pauta, a Escola de Negócios FIESC lançou o Radar Pocket ESG totalmente gratuito e também em formato híbrido. Nomes importantes no cenário nacional, incluindo o atual presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira, compartilharam no evento, as suas experiências e boas práticas organizacionais e, a nossa equipe marcou presença.
O Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação chegou a sua 24ª edição no mês de abril, com uma versão feita especialmente para o grupo empresarial MRS Logística.
Com duração de uma semana e roteiro em Florianópolis com o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados e em São Paulo.
Os mais de 600 participantes que já passaram pelas imersões da Confederação Nacional da Indústria (CNI) tiveram a oportunidade de conhecer o que há de mais avançado em termos de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), por meio de visitas a indústrias, laboratórios, centros de pesquisa, universidades, startups, polos de inovação e institutos de tecnologia e inovação.
O programa de imersões da CNI teve mais três edições em 2022, Israel em junho e também uma edição na Alemanha e Finlândia.
A segunda edição da SC EXPO DEFENSE foi realizada entre os dias 19 e 20 de Maio pela FIESC em parceria com a COMDEFESA (Comitê da Indústria de Defesa) na Base Aérea de Florianópolis.
O stand do Instituto SENAI/SC recebeu a visita de oficiais e engenheiros especialistas na área, com destaque para a passagem do vice-presidente da república em exercício, Hamilton Mourão.
O evento reuniu profissionais das áreas de Defesa, com o objetivo de mostrar o que há de mais moderno em produtos e tecnologia para a indústria bélica.
Evento promovido pela Associação Empresarial de Mafra aconteceu nos dias 24 e 25 de maio, com o objetivo de debater tendências de inovação e mercado de trabalho.
O engenheiro Alceri Shlotefeldt, gerente de Serviços Tecnológicos do Instituto SENAI/SC, contribuiu com sua palestra “Cenário Estadual da Indústria Catarinense e perspectivas futuras no âmbito da inovação”.
Os conselheiros do Comitê Técnico Consultivo se reuniram no Instituto de Inovação em Sistemas Embarcados, em Florianópolis com o objetivo de aconselhar estrategicamente os Institutos no que diz respeito à Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (P&D+I), Serviços Tecnológicos, posicionamento de mercado e desempenho operacional.
Uma das principais publicações especializadas em produção petrolífera do mundo, o Journal of Petroleum Technology (JPT), organizado pela Society of Petroleum Engineers, mencionou o projeto Annelida em uma reportagem. O texto destaca a tecnologia como um bom exemplo prático da robotização de processos na indústria, leia na íntegra.
A pesquisadora Karine Lena Meneghetti ministrou o workshop “Desafios de Detecção de E. coli O157 e STECs”. A atividade ocorreu no Auditório do SENAI em Chapecó e aconteceu dentro de um evento organizado pela empresa 3M com o tema Food Safety.
Alceri Shlotefeldt apresenta os os Institutos SENAI/SC e mostrando soluções em tecnologia e inovação que podem provocar mudanças significativas no mercado.
Equipe do Instituto SENAI/SC que organizou o evento juntamente com o nosso parceiro da empresa 3M.
Os diretores e gerentes do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) encontraram-se com membros do time comercial dos Institutos SENAI/SC. A reunião que aconteceu na cidade de Timbó teve como enfoque as necessidades do Consórcio em otimizar processos de reciclagem industrial.
Um evento que promoveu debates francos e consistentes entre os maiores líderes empresariais do país. Além de conhecer as nossas soluções para o futuro da indústria, o público pode trocar experiências e reflexões estimadas para o futuro. Veja um breve resumo:
O ministro da Ciência, Inovação e Tecnologia em exercício, Sr. Paulo Alvim, compareceu ao Instituto de Tecnologia em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis.
Durante a passagem, o ministro enfatizou a importância de uma política de Estado que privilegie as relações entre governo, iniciativa privada e instituições dedicadas à pesquisa, situando o Centro de Inovação da cidade como uma referência na área.
Em agosto, aconteceu a Febratex (Feira Brasileira para a Indústria Têxtil e de Confecção) no Parque Vila Germânica na cidade de Blumenau, aqui em Santa Catarina.
Com a colaboração do SEBRAE/SC um grande parceiro nosso, o especialista comercial Rodrigo Scodro Bonfim comandou uma visita guiada aos expositores estratégicos para grupos de empreendedores durante a feira. Veja o vídeo com os registros da nossa participação e das visitas guiadas!
Com o apoio de relevantes parceiros do ecossistema têxtil, o evento teve como objetivo debater assuntos de elevada importância para o setor.
Palestrantes nacionais e internacionais, referencia em suas áreas de atuação, compartilharam o estado da arte nos temas abordados nas palestras e nas discussões promovidas no seminário.
Nossa equipe de pesquisadores participou da Rio Oil & Gas, maior evento sobre a indústria de Óleo & Gás na América Latina. Ótima oportunidade para prospectar futuros negócios e expor o conhecimento de inovação desenvolvido por nossos institutos.
A Rio Oil & Gas teve grandes debates técnicos com mais de 300 horas de conteúdo e mais de 550 trabalhos apresentados.
Santiago Javier Caraguay Correa, pesquisador do SENAI/SC levou ao painel, os mais recentes desenvolvimentos de pesquisa em processamento a laser para a indústria de petróleo e gás, como limpeza a laser, texturização a laser, sistemas a laser Integração e Manufatura Aditiva.
Na Escola de Negócios da FIESC aconteceu o evento “I-LINK Matriz ESG: garantindo evidências para financiamentos verdes”. O ciclo de palestras contou com a participação do consultor André Teixeira e o diretor-adjunto de Governança da Eletrobras, Fernando Macedo. Assista ao evento na íntegra:
Atualmente (2022), são conduzidos três projetos internacionais de pesquisa desenvolvidos pelos Institutos SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser, assim como o Instituto SENAI em Sistemas Embarcados.
Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICTs) da Alemanha e da República Tcheca também integram estes projetos, como o Instituto Fraunhofer e o Centro HiLase. A colaboração inclui a participação Rede de Pesquisa da União Europeia Cornet (Collective Research Networking).
O crescimento da participação dos Institutos em projetos de cooperação internacional chamou a atenção do portal NSC Total, que publicou reportagem sobre a conquista.
Confira a publicação aqui.
Orgulhoso ficamos por termos feito parte dessa importante missão em nosso estado e nosso país e termos contribuído, para minimizar os danos naquele período tão difícil e, que ainda traz consequências. Somos gratos à Associação Catarinense de Medicina – ACM e ao seu Presidente Ademar José de Oliveira Paes Junior pelo reconhecimento.
O evento é uma exposição bianual que ocorre desde 1964, com o objetivo de conectar negócios, prospectar novos produtos e divulgar inovações na área.
Leia o blogpost na íntegra.
Os coordenadores dos Institutos de Inovação, Ismael Secco e Marcelo Teixeira, fizeram uma viagem que foi marcada pela visita ao o Instituto de Manufatura Avançada e Engenharia da Universidade de Coventry, assim como ao Laboratório Avançado de Processamento de Materiais (AMPLAB). Houve também uma visita à Escola de Metalurgia e Materiais da Universidade de Birmingham.
Alemanha, Espanha e Reino Unido foram destino de visitas de pesquisadores dos Institutos SENAI/SC. Relevantes polos de pesquisa, desenvolvimento e inovação receberam os profissionais brasileiros como forma de promover momentos de diálogo e a troca de conhecimento.
Outros Centros de Ciência e Tecnologia (CTCs) foram visitados como a Tekniker, IDEKO Research Center, Connected Places Catapult, Coventry University, University of Birmingham e MTC- Manufacturing Technology Centre, LORTEK e ENDITY.
O evento Inova Moda Digital, é fruto de uma parceria entre o SENAI CETIQT e o SEBRAE Nacional para atendimento à micro e pequenas empresas de moda e confecção de todo o Brasil.
Rodrigo Scodro Bonfim representou o Instituto SENAI/SC. O evento foi uma oportunidade para pautar novas tendências de confecção e design dentro da indústria têxtil de pequeno e médio porte.
A Petrobras sediou o Prêmio Inventor 2022. Instituído em 2001, o prêmio é um reconhecimento da estatal aos profissionais da própria empresa ou de parceiros que contribuam para o desenvolvimento da exploração nacional de petróleo.
Os catarinenses premiados são Anselmo Silva, Fabrizio Maziero, Renato Simão, Leonardo Mai, Willian Henrique e Augusto Parigot.
Em 2022, o SENAI depositou três patentes referentes ao robô Annelida (foto ao lado) – uma delas pelo Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, outra pelo Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros, de São Leopoldo-RS, e a terceira envolvendo pesquisadores de ambos os institutos.
A tecnologia do robô imita os movimentos de uma minhoca para se locomover e desobstruir dutos de exploração do pré-sal. Leia o destaque completo aqui.
[ Conheça mais um case com o nosso parceiro Petrobras, o Robô de Pintura ]
Somos expoentes desse processo pois já possuímos três projetos relacionados ao setor, podendo chegar a quatro nos próximos meses. O primeiro deles, o VCUB1, em parceria com a Visiona Tecnologia Espacial, deve chegar ao espaço no primeiro semestre de 2023.
A equipe dos Institutos SENAI/SC deseja a todos os nossos colaboradores, clientes, parceiros e amigos um excelente final de ano e, que 2023 seja um ano para quebrar barreiras e, transformar jutos, o futuro da indústria com soluções ágeis e humanas.
Receba as novidades em primeira mão assinando a nossa newsletter.
Boas festas! 🌟